5 maneiras de impulsionar o engajamento da sua criatividade nas redes sociais

Não é fácil manter um público engajado com a marca nas redes sociais. Mas a melhor forma, sem dúvidas, para você conseguir isso é oferecendo um conteúdo relevante e criativo, que atraia o interesse das pessoas. Além de seguidores, você conquistará a confiança deles, que é o mais importante. Criar esse laço também te ajuda a ter autoridade, e consequentemente um relacionamento sólido e duradouro com o público-alvo.

Mas não se engane. Apenas isso não é o suficiente. É preciso executar uma série de ações para conseguir, de fato, promover uma interação. Uma delas, por exemplo, é divulgar o que você está fazendo. Deixar claro quais são os valores, missão e objetivo do seu projeto também são atitudes que podem fazer a diferença e melhorar o posicionamento da sua marca. Além disso, a linguagem usada pode ser determinante para um melhor engajamento do público com seu produto ou serviço.

Para saber mais sobre como impulsionar e manter as pessoas engajadas com seu negócio nas redes sociais, confira as 5 dicas que preparei para você:

 

1 – Conheça o público-alvo

É praticamente impossível promover um engajamento com seu público, se você não o conhece. Para atingi-lo, você precisa criar peças assertivas para atrair a atenção e atingir as metas estabelecidas. Saber quem são as pessoas que se identificam com os valores da sua marca ou consomem o seu produto é fundamental para traçar a melhor estratégia possível para realmente despertar o interesse delas nas redes sociais.

Levando isso em consideração, faça uma pesquisa sobre seu público-alvo, pois há um específico para cada tipo de produto ou serviço. Portanto, lembre-se que, para desenvolver um relacionamento duradouro com seus seguidores, é necessário estar atento a eles.  

 

2 – Humanização da marca nas redes

Esse também é um ponto importante das estratégias de marketing de conteúdo. Humanizar a marca significa ter um relacionamento produtivo e sólido com o consumidor. Esquecer os tradicionais moldes e embarcar numa comunicação humanizada pode gerar engajamento e credibilidade. Por isso, para atingir o maior número de pessoas que se identificam com o seu negócio, é fundamental que você humanize a sua marca.

E como fazer isso? É preciso ter um diálogo com o cliente, entender as necessidades dele; marcar presença nas mídias sociais, tornar a sua equipe uma extensão do seu empreendimento. Contar uma boa história também pode ser uma maneira assertiva de se relacionar com o público.

 

3- Abuse de conteúdo criativo

Além de publicar textos bacanas, bem escritos, com imagens arrebatadoras e vídeos incríveis, você pode e deve abusar da criatividade. Pode juntar uma coisa com a outra, criar e recriar. O importante é experimentar. Mas é claro que tudo tem estar de acordo com a essência do projeto.

A criatividade é uma peça importantíssima para promover engajamento nas redes sociais. É através dela que você desperta o interesse das pessoas e as conquistam. Algumas dicas para se tornar mais criativo são observar bastante o mercado, estudar seus clientes e também os seus concorrentes. Saber o que eles estão fazendo e o que está dando certo pode ser um ponto de partida para você tentar ir além e criar algo novo e genuíno.

 

4 – Mantenha regularidade nas postagens

Se você quer que sua empresa chame atenção nas redes sociais, é preciso investir em conteúdo. Fazer postagens só de vez em quando não trará resultado algum para seu negócio. Isso porque – deixando de publicar informações – você corre o risco de cair no esquecimento.

Sabe aquele ditado: “Quem não é visto não é lembrado”? Pois bem, pense nele e mantenha uma frequência de posts nas suas redes sociais. Isso vai promover engajamento e fidelização do seu público. Mas você também não pode sair por aí publicando qualquer coisa. Seu material precisa ter coerência e relevância. Jamais se esqueça disso.   

5 – Monitore seus resultados

Só é possível gerenciar aquilo que se mede. Com isso, se você não mensura quais são os resultados das suas ações, não tem como promover os ajustes necessários, por exemplo. Não acompanhar as métricas é um erro crucial para seu negócio, além de poder atrapalhar o desempenho do seu trabalho.

Portanto, faça um acompanhamento constante de todas as suas ações nas redes sociais; preste atenção nos comentários e nos horários de mais audiência. Assim você saberá o que fazer para mudar o que não está dando certo. Fique atento!

 

Como você conferiu as dicas para impulsionar o engajamento com sua criatividade nas redes, aproveite agora para compartilhar também esse artigo e promover interação nas suas redes sociais.

 

 

Sobre a autora:

Daniela de Paula    Daniela de Paula é jornalista e especialista em Marketing de Conteúdo, apaixonada pela natureza, por bichos, decoração e tudo que envolve a filosofia do “faça você mesmo”.
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