8 passos do marketing de conteúdo para expor sua criatividade

 

Qual conteúdo você acha que será mais valioso para seus consumidores? Como o conteúdo pode contar uma história sobre a marca? Como você planeja executar sua estratégia de marketing de conteúdo? Começo este artigo com essas três reflexões importantes, quando o assunto é marketing de conteúdo.

Para conseguir responder a essas três questões, continue aqui comigo. Como muita gente já sabe, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes e eficazes do mundo digital. Através dele, é possível atrair e fidelizar clientes. Ao oferecer um conteúdo valioso, sua marca tem a chance de falar com a audiência dela e, consequentemente conquistar a confiança do público certo.

E é exatamente isso que Philip Kotler mostra em “Marketing 4.0: Do tradicional ao Digital” (Sextante), escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. No livro, o autor reforça a necessidade e a importância de compreender as ferramentas digitais.

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Destaco 8 passos fundamentais do marketing de conteúdo, segundo Philip Kotler – considerado o pai do marketing moderno. Confira a seguir:

 

1 – Fixação de metas

Sem definir os objetivos do marketing de conteúdo, a chance de cometer erros e campanhas malsucedidas é enorme. É preciso alinhar metas e objetivos gerais da marca.

Basicamente, as metas podem ser definidas em duas categorias: a primeira ligada às vendas, com geração de lead (pessoas interessadas em algum produto ou serviço) e de cross-selling (quando o cliente é estimulado a levar um produto que complementa sua compra inicial).

Já a segunda está relacionada à marca: consciência, associação, fidelização e defesa dela. Portanto, levando essas duas categorias em consideração, definir metas ajuda em uma melhor estratégia de marketing de conteúdo.

 

 

“Por natureza, o Marketing de Conteúdo envolve produção e distribuição de conteúdo.”

 

 

2 – Mapeamento do público

Não adianta só definir as metas, é necessário saber para quem o conteúdo será destinado. Só assim será possível contar a história da marca de maneira mais eficaz.

Por isso, é importante delimitar o público e traçar perfis desse público para descobrir as ansiedades e desejos deles ou problemas e aspirações. Lembre-se que um segmento de público bem definido ajuda a marca a desenvolver um conteúdo realmente relevante.

 

 

3 – Planejamento do conteúdo

Depois de mapear o público, é preciso fazer a seleção de ideias. O conteúdo tem que aliviar a ansiedade e satisfazer a vontade do público. Além disso, o conteúdo tem que ligar as histórias da marca aos desejos dos consumidores. Ele também pode ser o meio para que as marcas façam diferença no mercado. Para isso, pense em temas pertinentes e nos formatos adequados para assegurar uma campanha de marketing de conteúdo bem-sucedida.

 

 

4 – Criação do conteúdo

A criação do conteúdo em si é um dos passos mais importantes. Ela exige tempo, empenho e compromisso. Para ter sucesso com a campanha, é fundamental investir em conteúdo de qualidade, original e de relevância para o público. Construir histórias divertidas e instigantes é uma ótima opção de conteúdo.

 

 

5 – Distribuição do conteúdo

Para que um conteúdo tenha sucesso, ele precisa atingir o público ideal. E, para isso, é preciso distribuí-lo da melhor maneira. Ou seja, nos canais de mídia certos. São três categorias de tipos de canais de mídias: próprios, pagos ou conquistados. A mídia própria consiste nos ativos de canais que a marca possui como site, blog, publicações e eventos corporativos, newsletters, e-mails, aplicativos de celulares e comunidades.

A mídia paga, por outro lado, são os canais que a marca contrata para distribuir seus conteúdos: mídias publicitárias, tradicionais e eletrônicas; mídias impressa e radiofônica; banners; links patrocinados; redes afiliadas de sites de conteúdo; entre outros. Ela costuma ser usada para alcançar novos públicos e adquirir tráfego para os canais de mídia próprios.

Já a mídia conquistada é obtida em virtude de uma propaganda boca a boca ou defesa da marca. Ela também pode resultar em uma campanha sólida de relações pública. E isso, claro, depende muito da qualidade do conteúdo. Porém, para aplicar e gerar cobertura gratuita, a mídia conquistada precisa das outras duas mídias.

 

 

6 – Ampliação do conteúdo

Para que um conteúdo viralize, ele tem que alcançar influenciadores-chave no grupo de público visado. Com isso, é preciso identificar quem são esses influenciadores. Geralmente, são produtores dos próprios conteúdos virais, são considerados expert em suas comunidades.

Além de um conteúdo de qualidade, o segredo para conquistar os influenciadores é gerar reciprocidade desenvolvendo um relacionamento de ganho mútuo. E, claro, também não podemos deixar de fora o engajamento através da interação com o público.

 

 

7 – Avaliação do marketing de conteúdo

A avaliação do marketing de conteúdo é tão importante quão a produção. Deve-se avaliar como as metas estão alinhadas como os objetivos gerais da marca. É necessário rastrear quão bem o conteúdo vem sendo compartilhado, assim como o engajamento.

 

 

8 – Melhoria do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é controlável. E, por isso, é possível fazer rastreamento de desempenho por tema do conteúdo, por formato de conteúdo e canal de distribuição. Essas ações permitem testar o que dá certo e corrigir o que deu errado nas estratégias aplicadas e, consequentemente, fazer melhorias periódicas.

 

Viu só?! Esses são os oitos passos cruciais do marketing de conteúdo. Quer saber mais sobre  produção de conteúdo? Baixe o eBook gratuito: Guia de Produção de Conteúdo para mentes criativas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre a autora:

Daniela de Paula   Daniela de Paula é jornalista, social media e especialista em Marketing de Conteúdo para Negócios, apaixonada pela natureza, por bichos,decoração e tudo que envolve a filosofia do “faça você mesmo”.
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