Você promove engajamento no Instagram? Saiba como conquistar o público

Atrair clientes dentro das redes sociais não é uma tarefa fácil, principalmente para quem empreende sozinho e que tá no rolê do faça você mesmo. Se você tem uma empresa, é fundamental marcar presença nas plataformas e botar a cara na rede. Assim como o Facebook, o Instagram é um ótimo canal para divulgação dos seus produtos e serviços. Além disso, através deles, você pode se aproximar e manter contato com os seus clientes e possíveis clientes.

Saber o que eles pensam, o que acreditam e o que desejam pode ser uma perfeita oportunidade para você oferecer algo que vá conquistá-los, de fato, resolver os problemas e deixá-los satisfeitos. E uma forma de descobrir isso é interagindo com eles. No entanto, é preciso criar ações estratégias para isso e definir seu público-alvo. Pois não adianta sair por aí publicando qualquer conteúdo e para gente aleatória.

Mas, como assim aleatória? Se você tem uma marca de roupas para mulheres grávidas, nada adianta ter adolescentes te seguindo, entende? É pouquíssimo provável que eles interajam com você. Taí a importância de ter seguidores que realmente curtem sua marca e que possivelmente comprem seu produto ou serviço.

Muito bem, mas como faço para conseguir conquistar meu público-alvo no Instagram, por exemplo?

Simples. Foi pensando nisso, que selecionei algumas dicas neste post para te ajudar. Como o Instagram é uma rede social totalmente visual, você precisa manter uma organização, um padrão de fotos, de filtros, de cores, etc. Isso ajuda o seu negócio a se tornar familiar à sua audiência e as suas publicações serem facilmente reconhecidas.

Lembre-se do ditado que diz: “Quem não é visto não é lembrado”. Então, o primeiro passo é certificar se o seu perfil é público. E, claro, se você ainda não tem um perfil no Instagram, trate logo de criar um, pois está perdendo tempo e clientes.

Veja abaixo 4 outras dicas para conquistar o público no Instagram:

 

1 – Tenha ‘conteúdo’

O que isso quer dizer? Tenha conteúdo que acrescente algo na vida das pessoas, no caso, na do seu público. Não adianta sair postando qualquer coisa. É preciso divulgar o que tem relevância, o que tem a ver com o que as pessoas procuram. Se especializar em algum assunto é uma boa alternativa e investimento. Bote a cara na rede e mostre às pessoas o que você sabe sobre determinado tema e que pode influenciar de forma positiva na vida delas.

 

2 – Use #hashtags

Para classificar o público que você quer que veja o seu conteúdo, a hashtag é  primordial. Ela serve para destacar seu perfil de acordo com suas preferências. E com isso, claro, atrair a atenção de quem tem os mesmos interesses que você. Entendeu? Uma hashtag nossa, por exemplo, virou um produto: o #botaacaranarede.

Outro exemplo, se você tem um restaurante de comida vegana, pode usar as hashtags: #vegan #vegano #veganfood #veganismo quando for publicar algo sobre seu negócio.

 

3 – Poste no melhor momento

Há várias coisas que influenciam na hora de escolher o horário para postar seu conteúdo. Uma delas, por exemplo, é o perfil dos seus seguidores. Quem você pretende atrair? Estudantes, empresários, mulheres, homens? Leve em consideração em qual ocasião a pessoa deve acessar a rede social. Quem trabalha em horário comercial, por exemplo, provavelmente terá um tempinho na hora do almoço ou no fim da tarde, na volta para casa. Considere os hábitos deles para traçar a melhor estratégia. O horário adequado também pode ser descoberto através de pesquisas. Faça um levantamento de posts e analise os horários e os resultados alcançados, ok?!

4 – Interaja

Se você quer conquistar o público e promover engajamento, é necessário interagir com eles. Não adianta esperar que as pessoas venham até você, principalmente no Instagram. Siga outros usuários, curta e comente as fotos deles. Isso faz com que ele te veja e te siga também. E, se for um cliente ou possível cliente, melhor ainda. Já vai ter um canal direto com ele. Lembre-se sempre disso!

 

 

E se você ainda não sabe como divulgar seus produtos e serviços no Instagram, que tal começar logo a botar a cara na rede? Para começar, preparamos um guia gratuito para você. Click no link abaixo e faça download do material:

GUIA CRIATIVO PARA DIVULGAR SERVIÇOS E PRODUTOS NAS REDES SOCIAIS

Ah, e não se esqueça de compartilhar esse post nas suas redes sociais para que outras pessoas também aprendam como usar o Instagram.

Bora, botar a cara na rede?!

 

Sobre a autora:

Daniela de Paula Daniela de Paula é jornalista e especialista em conteúdo criativo. Ajuda empreendedores a terem mais criatividade, planejamento e tempo para divulgar seus negócios nas redes sociais. Apaixonada por Marketing de Conteúdo, pela natureza, por bichos, decoração e tudo que envolve a filosofia do “faça você mesmo”.
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