Criatividade: a base para o seu Marketing de Conteúdo

“A criatividade é a alma do negócio”. Essa afirmação foi feita por Daniel Lamarre, CEO da famosa trupe canadense Cirque du Soleil, em entrevista ao site “Na Prática”, em 2015. Dois anos se passaram e continuo concordando com ele, pois não há negócio que faça sucesso sem criatividade. Ela é fundamental quando pensamos em qualquer ação estratégica. E é assim no Marketing de Conteúdo.

Com o passar do tempo, é preciso reinventar a fórmula de atrair público  e, consequentemente fidelizar clientes e aumentar as vendas, além de sua reputação. E é aí que entra a tal criatividade. Como artifício para conquistar cada vez mais as pessoas, é necessário oferecer conteúdo relevante, diferenciado e, principalmente que solucione o problema do leitor, que faça com ele sinta-se ainda mais envolvido e retorne em busca de outras informações.

No livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, Rafael Rez, especialista em Marketing de Conteúdo, destaca dois conceitos.  Segundo o autor,  “se o conteúdo é rei, a conversão é a rainha, pois não basta apenas fazer conteúdo, é preciso fazê-lo converter”.  Na publicação, usando uma frase de Chris Goward, Rez  afirma que “conteúdo sem conversão é só publicação grátis”.

Isso ressalta a importância de um conteúdo engajador para as empresas. De nada adianta oferecer um bom material, se ele não consegue converter uma lead (possível comprador) em cliente.  

Portanto, para fazer a diferença, você precisa usar a sua criatividade e encantar o seu público-alvo disponibilizando conteúdo interessante e que o auxilie em todo processo de compra e o atraia de forma espontânea.

 

“As pessoas não amam um produto, elas amam o valor que

ele adiciona à vida delas. O conteúdo mostra como.”

(Andrew Hanelly)

 

Confira algumas dicas para produzir um conteúdo excelente e engajador:

 

Relevância e nutrição

Um conteúdo relevante gera leads para a sua empresa. Para mantê-los e levá-los a outras etapas do funil de vendas, é preciso nutri-los  para conquistar cada vez mais a confiança deles.  Além de atrair clientes para o seu negócio, um bom conteúdo traz autoridade para sua marca.

Por isso, é cada vez mais importante investir em informação de qualidade: criando e-books, fazendo palestras, webinars e promovendo cursos. Ofereça material segmentado que engaje e fidelize o seu público.

 

Otimização e ranqueamento

Um conteúdo relevante faz com que seu material fique nas primeiras posições no ranking dos motores de busca, como o Google, por exemplo. Essa classificação acontece com base nos seus algoritmos, e muitas variáveis são usadas nesse processo. Para isso, é preciso deixar o seu texto otimizado, com quantidade de palavras-chave certa e nos lugares adequados, com links para outros conteúdos relacionados ao tema e com imagens e legendas devidamente identificadas.

 

Conversão e reputação

A estratégia de melhorar o posicionamento do seu conteúdo nos sites de buscas tem objetivo: a conversão, que é atrair público e gerar leads. Ao conquistar os leitores, consequentemente, aumenta sua credibilidade. Uma vez que se sinta atendido, ele volta e se fideliza tornando-se cliente. Com essa assiduidade, a reputação melhora e faz alavancar seu o posicionamento nas ferramentas de buscas.

 

 

Viu só como é importante investir em conteúdo relevante e criativo para seu negócio? Então comece a produzir o seu e ganhe destaque na web. Aproveite para deixar seu comentário e compartilhar o post nas suas redes sociais!

 

 

 

 

Sobre a autora:

       Daniela de Paula Daniela de Paula é jornalista especialista em Marketing de Conteúdo, apaixonada pela natureza, por bichos, decoração e tudo que envolve a filosofia do “faça você mesmo”.
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