Não deixe sua criatividade desassistida, saia da procrastinação agora mesmo

Eu passei a adolescência apaixonada por tudo que envolvia o mundo musical. Tinha o desejo de ter uma grande e conhecida banda, por exemplo. Mas quem nunca teve esse sonho?! Toquei o projeto por um tempo, com amigos que compartilhavam os mesmos planos. Fizemos shows em quase todos os espaços undergrounds do Rio. Sem dúvidas, vivemos momentos nostálgicos.

Daniela de Paula tocando baixo, há 12 anos

Muitos amigos fazem parte da minha vida até hoje. Outros, no entanto, por questões de prioridades, foram fazer outras coisas. E eu? Dediquei-me ao jornalismo e aos perrengues dessa profissão. Não restava mais tempo para “perder” com atividades secundárias.

Depois disso, nunca mais toquei, também não estudei baixo elétrico, que era a minha paixão.O tempo passou e, com isso, ficou a dor da frustração. Logo eu, que sempre gosto de concluir tudo que começo, mesmo que seja apenas para colocar um ponto final.

Hoje em dia, porém, sou cercada por amigos músicos, alguns conhecidos, outros ainda no anonimato. Mas, de certa forma, são todos criativos e me deixam muito orgulhosa.

“Não dá para ligar os pontos olhando para frente,

você liga os pontos olhando para trás”.

Steve Jobs

Mas por que você está contando essa parte da sua história, Daniela? Bem, é para mostrar a você a importância de fazer o que gostamos de verdade e de não deixar nos sonhos desassistidos – foi o que aconteceu no meu caso. Mas também há pessoas que desistem simplesmente por pura procrastinação.

Fazer uma atividade extra, algo que você curta de verdade, seja ele criativo ou não, é fundamental para a satisfação pessoal. Além disso, o fato de você sair da rotina te proporciona outros prazeres. Portanto, toque seu projeto paralelo e não o descarte. Mesmo que o faça com menos frequência e intensidade, jamais desista dele.

Confira, a seguir, três dicas para sair da procrastinação e tocar suas atividades sem medo.

 

1 – Saia da procrastinação

A procrastinação é o adiamento constante de suas tarefas. Então pare imediatamente com isso. Comece a organizá-las e enumerá-las; determine prazos e também identifique as prioridades. Desde que passei a adotar essas práticas, comecei a notar mudanças no meu rendimento. Faça você também e sinta a diferença.

 

2 – Aproveite melhor o seu tempo

Se além da procrastinação, você sempre dá desculpas de falta de tempo para fazer suas obrigações, veja como se organizar e gerir melhor seus horários:

√ O primeiro passo é criar uma lista com suas tarefas.

√ Priorize as mais importantes.

√ Inclua tempo de ócio na sua agenda e use esse momento a seu favor.

√ Mantenha o ambiente organizado.

√ Delegue tarefas.

√ Observe seus pontos fortes e fracos.

√ Descanse. Isso também é fundamental para o seu processo criativo.

 

3 – Tenha coragem e determinação

Encare seus desafios de frente e sem medo do fracasso. Confiar em você mesmo é um determinante para sua realização pessoal. Seja competente, tenha disciplina e, acima de tudo, tenha coragem. Claro, sem se esquecer de trabalhar o conhecimento, pois ele abre nossas mentes e nos deixa mais criativos e aptos a buscar oportunidades e soluções no dia a dia.

Agora que você viu como é importante estabelecer e cumprir metas e que elas são ações extremamente gratificantes, saia já da inércia e comece a concretizar seus sonhos. Aproveite também para compartilhar esse post nas suas redes sociais.

 

 

Sobre a autora:

Daniela de Paula    Daniela de Paula é jornalista especialista em Marketing de Conteúdo, apaixonada pela natureza, por bichos, decoração e tudo que envolve a filosofia do “faça você mesmo”.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *