Use a criatividade para divulgar sua marca com eficiência

Não é de hoje que mudou a forma de divulgação de uma marca – isso já não é mais novidade para ninguém, certo? Usar panfletos, propagandas em rádios e TV, assim como anúncios em jornais, são estratégias caras e ineficientes. Para acompanhar o mercado em tempos de dinamismo e com o fervor das redes sociais, é necessário usar a criatividade para se reinventar, principalmente na web.

Os consumidores estão mais ativos e atuantes. Antes de finalizar uma compra, por exemplo, eles buscam informações relevantes e segmentadas, fazem pesquisas, avaliam os preços e comparam as marcas. Levando isso em consideração, as empresas precisam de alternativas para driblar a concorrência.

Uma das melhores maneiras de se destacar no mundo da internet é oferecer conteúdo relevante, que atraia, nutra e dê motivação ao cliente para que ele continue acompanhando a sua marca e chegue ao estágio final, que é a compra do produto ou serviço.

Para descobrir como atingir seu público-alvo com criatividade, confira abaixo 5 dicas fundamentais para divulgar a sua marca na web:

 

Marketing de conteúdo

É preciso investir em marketing de conteúdo. Um material relevante e criativo gera leads para a sua empresa. Para mantê-los e levá-los a outras etapas do funil de vendas, é preciso nutri-los  para conquistar cada vez mais a confiança deles. Além de atrair clientes para o seu negócio, um bom conteúdo traz confiança para sua marca. Por isso, é cada vez mais importante investir em informação de qualidade: criando e-books, fazendo palestras, webinars e promovendo cursos. Ofereça material segmentado que engaje e fidelize o seu público.

 

Site de qualidade

 

Ter um site de qualidade é tão importante quanto oferecer conteúdo relevante. O ideal é que ele seja responsivo e que carregue rapidamente para gerar mais visitas e autoridade para seu negócio. A correria do dia a dia não nos permite perder tempo em páginas pesadas e que demoram a abrir.

Além disso, as pessoas estão utilizando menos o desktop e mais o celular para navegar na internet. Portanto, para que seu site seja facilmente acessado pelo leitor, é necessário otimizá-lo para dispositivos móveis.

Usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) também é fundamental para aumentar as chances da sua marca ser encontrada nos resultados dos motores de buscas, como o Google.

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas gratuitas e extremamente eficazes para estreitar laços com os clientes. Ficar fora delas na era digital é um erro gravíssimo, pois esses canais de comunicação permitem uma grande interação com seu público-alvo.

Faça dessas redes um lugar para conhecer melhor seus clientes. Marque presença, promova engajamento e responda as dúvidas dos seus seguidores. Uma forma de atrair clientes e possivelmente alavancar suas vendas é criar uma fanpage no Facebook, uma conta no Instagram, no Twitter ou em outras plataformas.

 

Assessoria de imprensa

Muitas empresas não têm ideia da importância de uma assessoria de imprensa. Mesmo com o aumento da visibilidade nas redes sociais, os profissionais dessa área devem ser pensados como estratégia fundamental para os negócios da sua marca.

Além de divulgar seu trabalho, a assessoria de imprensa planeja e executa ações que reforçam o elo entre o seu projeto e os veículos de comunicação, por exemplo. Isso coloca o assessorado em uma posição de visibilidade positiva e de confiança. Também é o profissional dessa área que vai tentar solucionar questões de crise, fortalecendo sua imagem diante do mercado.

 

Fidelização de cliente

Para fidelizar seu cliente, é preciso surpreendê-lo. Após a venda, é necessário investir em ações para reforçar a relação entre a empresa e o consumidor. Interaja com ele. Pergunte como foi a experiência de compra. Aproveite para enviar campanhas de e-mail marketing personalizadas a ele.

Mande mensagem parabenizando-o na data de aniversário, por exemplo. Ofereça descontos em outras datas comemorativas. Atitudes como essas são fundamentais para fazer com que os clientes se lembrem da sua marca numa próxima compra.

 

Gostou de saber como divulgar a sua marca com eficiência? Agora use a sua criatividade, deixe seu comentário no post e aproveite para compartilhá-lo também nas suas redes sociais!

 

 

Sobre a autora:

Daniela de Paula Daniela de Paula é jornalista especialista em Marketing de Conteúdo, apaixonada pela natureza, por bichos, decoração e tudo que envolve a filosofia do “faça você mesmo”.
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